Páginas

quinta-feira, novembro 06, 2014

Dicas de preparo para arroz integral, beterraba e escarola!

O almoço hoje foi pra lá de colorido, saudável e, claro, muito gostoso! O menu contou com arroz integral & amigos + feijão carioquinha + beterraba (com casca!) com champignon, cebola e hortelã + escarola com alho, azeitonas verdes e alcaparras! Além das belas fotos, compartilho com vocês algumas dicas legais de preparo dessas belezuras. Espero que gostem! ;)


ARROZ INTEGRAL: preparo e escolha #ficaadica

Gosto de preparar o arroz integral usando temperos secos (desidratados) e sem nenhum tipo de óleo (só acrescento azeite extra na hora de servir). Dessa forma, acho que ele fica mais soltinho e com uma textura mais gostosa. Esse foi feito com alho e cebola em flocos, semente de linhaça, semente de girassol, cenoura, feno-grego (lembra aquele cheirinho do caldo knorr, sabe?), alecrim e louro. Adoro! Outra dica que considero importante: quando comprar arroz integral, verifique se ele é do SUBGRUPO INTEGRAL. Muitos são do subgrupo parboilizado (um pouco mais barato do que o outro)... ou seja, mais pobre em fibras e nutrientes! 


BETERRABA COM CASCA! #ficaadica

Nunca tinha feito assim, mas está aprovadíssima! Não dá pra sentir a casca depois de cozida, que era minha maior "preocupação". Como essa beterraba é orgânica, achei que valeria a pena aproveitar o máximo possível dos seus nutrientes (dizem os nutricionistas que há muitos na casca!). Além disso, confesso que tenho uma preguiça danada de descascar beterraba (#prontofalei)... algumas são cheias de voltinhas... faz uma melequeira das boas na mão  Então, super recomendo prepará-las com casca! Essa, depois de cortada em cubinhos, cozinhei no vapor até ficar macia (um pouco aldente). Temperei com cebola, hortelã (que dá um super tchã!), azeite extra, sal e vinagre de vinho. Por fim, acrescentei cogumelos em conserva que, apesar de não terem gosto nenhum, têm textura boa pra mastigar (ok! há controvérsias!) e são uma ótima fonte de proteína, deixando a saladinha mais completa! 


ESCAROLA... impossível não amar! 

Azeite de oliva, lâminas de alho, azeitonas verdes e alcaparras. Começou bem, né? Tudo fritinho e cheiroso, é só acrescentar as folhas de escarola rasgadas com as mãos, uma pitada de açúcar (pra corrigir a acidez) e ir mexendo, até que cozinhe tudo por igual. Sem mistério! Mas tem uma dica que considero boa: coloque sal apenas quando estiver pronta, já com o fogo desligado, evitando a formação de caldo em excesso! Assim você consegue deixá-las mais verdinhas e menos molengas 


Essas dicas foram originalmente postadas na fanpage do Bordados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)