Páginas

sexta-feira, outubro 18, 2013

SHITAKE à moda do Bordados Vegetarianos!



Um dos ingredientes que não faltam em minha cozinha é o cogumelo desidratado. Além de ser uma ótima fonte de proteína, eles são muito fáceis de preparar e o que eu mais gosto: depois de prontos, ficam com uma textura suculenta e firme. Sabe aquele tipo de comida que nos dá prazer em mastigar? Então! 

O segredo está na combinação dos temperos. Nesse aí, eu usei: azeite, manteiga (um tico), alho, vinagrete desidratado (compro à granel na zona cerealista da Av. Mercúrio, perto do Mercadão), muita cebolinha e LIMÃO (na finalização), que é fundamental pra dar aquele tcham!

O modo de preparo é bastante simples: ferveu a água, desliga o fogo e coloca os cogumelos pra hidratarem. 20 minutinhos é o suficiente. Coe (reserve a água para usar no preparo de sopas, caldos, etc... coe em peneira bem fininha, pois ficam umas terrinhas do próprio cogumelo. Aquelas japonesas, de chá, são ÓTIMAS pra isso. Se não tiver, um coador de café não seria um exagero!), lave BEM em água corrente pra tirar possíveis sugerinhas que ficaram grudadas na parte interna dos cogumelos, esprema bem com as mãos, retire os pedúnculos com uma faca afiada e corte-os ao meio (se preferir, pode deixá-los inteiros ou cortar em tirar).

Doure o alho no azeite e na manteiga, acrescente o vinagrete desidratado (ou cebola picadinha + tomate sem semente, se preferir) e mexa até dourar tudo por igual (é rapidinho). Acrescente umas duas colheres de sopa do caldo de hidratação, acerte o sal e acrescente os cogumelos. É o tempo de esquentar bem e tá pronto. Finalize com limão, cebolinha picada e um fio de azeite extra-virgem.

Depois me conte o que achou!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)