Páginas

quarta-feira, julho 25, 2012

Bolo de fubá com coco e erva doce (sem leite de vaca)

Semana passada, prometi esta receita aos amigos no Facebook e cá estou pra honrar minha palavra! Bem, o bolo foi tão curtido por aquelas bandas que eu realmente estou convencida de que este post vale muito a pena. Imaginem, então, se vocês tivessem o privilégio de provar esse bolinho simples e maravilhoso direto da fonte, ou seja, direto das mãos da minha querida Dona Jô, lá de S. J. do Rio Preto, que o preparava (acredito que ainda prepare!) com muito carinho e um pé nas costas. =)

Jô, minha flor, este post eu dedico a você e a todas as lembranças lindas que tenho de ti, do seu carinho e das suas risadas assistindo ao Zorra Total. Apesar de estarmos tão longe, já me sinto abençoada por ter podido provar de tudo isso um dia. Espero muito poder vê-la em breve. Peço licença pra compartilhar sua receita com estes meus amigos e amigas de forno e fogão! 


Gosto muito dessa receita (a ponto de não conseguir pensar em fazer outro bolo de fubá que não esse!), pois o bolo fica fofinho e úmido na medida, além de muito saboroso! Como não gosto de bolos de fubá cremosos ou secos demais, quando bate aquela vontade de comer um bolinho de fubá com café, não hesito e corro pegar meu caderninho de receitas de família. Lá está ela, umas das minhas receitas favoritas. Preservada, cuidada, amada e sempre pronta pra me dar o doce e suave aconchego que só uma boa mistura de 4 ovos (com clara e gema separadas), 2 copos de açúcar (prefiro usar apenas 1 e 1/2), 2 copos de fubá (usei apenas 1 e 1/2, pois não tinha mais!), 1 copo de farinha (acabei usando 1 e 1/2 pra compensar o fubá), 1 copo de óleo de milho, 1 copo de leite ou 1 vidro de leite de coco (sempre faço com leite de coco! Não tenho nem coragem de fazer com leite normal de tão bom que fica), 1 colher de pó royal, 50g de coco ralado (usei coco em flocos) e 1/2 colher de erva-doce pode dar... Pronto, falei! =)


Aí, meus amigos, é só fazer o básico dos básicos: bater as claras em neve com uma pitadinha de sal (como minha mãe me ensinou) e reservar. Assadeira untada com óleo e farinha. Forno pré-aquecido a 230 graus. Bate as gemas com o açúcar até ficar branquinho. Vai acrescentando o leite de coco e o óleo até incorporar tudo muito bem. Peneira farinha. Peneira fubá. Mistura tudo no creme de gemas, açúcar, leite e óleo. Deixa um tantinho dos secos pra misturar o fermento em pó. Incorpora as claras com suavidade e leveza, quase um balé. Despeja na assadeira muito bem untada (como minha mãe também me ensinou, sem nenhum pontinho sem farinha, que é pro bolo não grudar). Dá umas batidinhas na pia pra deixar escapar as bolhas grandes de ar. Bota no forno. Acende a luz pra ficar admirando o bolo crescer. Lava a louça pra aguentar melhor a ansiedade. Dá umas olhadelas vez por outra pra se certificar de que o bolo está ficando lindo, como você queria mesmo. Regala-se com aquele aroma que invade porta afora aguçando a muda vizinhança. Dá umas batidinhas no vidro do forno pra ver se o miolo do bolo já tá assado (se ele balangar que nem gelatina, ainda não tá bom). Lava mais um pouco de louça. Dá mais uma olhadinha. Suspira novamente com o cheirinho de vontade de atacar. Faz pressão psicológica no bolo mostrando o palito de dente pra ele. Certifica-se de que o miolo não balanga mais quando você dá umas batidinhas no vidro. Abre o forno bem de vagarinho, espeta o palito lá no meio, torcendo pra não sapecar os dedos. Palito quase seco. Só mais dois minutinhos. Dá tempo de passar um cafezinho! Prepara a luva térmica. O prato e o garfo pra logo dar o bote. Tira o bolo do forno com todo zelo e apreço. E voilá!! Come quente, ali em cima do fogão mesmo. Puxa o banquinho pra perto da pia, gole de café. Suspiro de felicidade. É tão fácil ser feliz. Por que a gente complica tanto às vezes? 


É isso... E aí, já untaram a assadeira?? =)

** Beijos e abraços **

4 comentários:

  1. Leite, nunca mais! Nasci e fui criado tomando essa coisa até que, recentemente,graças a Deus, meu filho descobriu o mito do leite em inúmeros sites especializados em nutrição, fiquei perplexo ao examinar as matérias pois há muito tempo venho sofrendo com inflamações por todo o corpo não suspeitando desse "alimento" do qual fazia uso com frequência. Vi a palestra do Dr. Lair Ribeiro sobre os prejuízos do leite e seus derivados à saúde. Suas explicações são confirmadas em todos os sites que abordam o assunto. Penso que, principalmente nós que experimentamos na pele o mal que esse produto ocasiona, devemos divulgar ao máximo a perversidade das indústrias que ganham fortunas detonando a saúde das pessoas. Quem opina a favor do veneno leite certamente faz parte do sistema perverso ou trata-se de um debilóide qualquer.
    Hoje, dia 18/03, pretendo fazer o meu primeiro bolo de fubá sem leite de vaca. Agradeço, portanto, a receita que aqui é apresentada. Muito obrigado!

    Osmar Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Osmar! Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Esse bolo de fubá é realmente uma delícia. Você vai adorar! ;)

      Dê uma olhadinha nessas outras receitas, pois também não levam leite e são muito gostosas e simples de fazer:

      MUFFINS DE DAMASCO, CRANBERRY E CHIA
      http://bordadosvegetarianos.blogspot.com.br/2013/10/muffins-de-damasco-cranberry-e-chia.html

      Massinha delícia sem glúten e sem lactose!
      http://bordadosvegetarianos.blogspot.com.br/2013/06/sem-gluten-e-sem-lactose-mas-com-muito.html

      Tem um blog do qual eu gosto muito e que pode lhe ajudar bastante nessa nova fase. O nome dele é Papa Capim e o endereço é http://www.papacapimveg.com/.

      Abraço e boa sorte!

      Marcela

      Excluir
  2. Você fala de Rio Preto, estou aqui há mais de 30 anos. Já me considero rio-pretense. O bolo ficou ótimo, faz parte do meu café da manhã, todos os dias. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha, Osmar! Fico feliz por saber. Vivi dos 10 aos 14 anos em Rio Preto e tenho muito amor e carinho por essa experiência. Tenho muitos amigos e familiares por aí ainda.

    Um abraço e obrigada pela visita e por seu comentário!

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)