Páginas

quarta-feira, junho 20, 2012

Jantar especial: berinjela recheada com um delicioso couscous marroquino & Cia.

Inspirada pela interessante receita de Berinjela recheada com couscous marroquinodo Breno Morais , que me foi indicada pela minha mãe dias atrás, preparei um jantarzinho muito especial aqui em casa. Busquei manter a mesma pegada árabe da receita do Breno pra criar dois dos três acompanhamentos que preparei: o molho de coalhada com hortelã e a salada de lentilha com cebola roxa e alcaparras . O terceiro acompanhamento saiu pela culatra... hehe: salada de ovos de codorna com mostarda de Dijon, mel silvestre e estragão. =)  


Bem, apesar da mistura de paladares parecer um tanto inusitada, nutricionalmente falando, até que ela fez bonito, já que reuniu quase todos os grupos alimentares: o carboidrato (energia!) do couscous; as fibras e vitaminas dos legumes; a proteína animal dos ovos e da coalhada; a proteína vegetal, vitaminas e importantes sais minerais (ferro!) da lentilha; as gorduras monoinsaturadas do azeite extra-virgem e das amêndoas... Será que faltou alguma coisa?? Nutricionalmente não sei bem dizer, viu, mas gustativamente, acho que ficou no ponto!! Espero que gostem das receitas.


O caminho foi um tanto longo, começando lá pelo caldo de legumes caseiro. Como a receita original da berinjela levava caldo, encontrei a deixa perfeita pra experimentar fazer algo que há muito tempo eu tinha vontade e nunca tinha me aventurado a fazer: um caldo de legumes caseiro!! Vasculhei o Google e escolhi esta receita aqui, da Marcia Cavalieri... mas fiz algumas alterações. Vejam como ficou a receita final:


O CALDO DE LEGUMES CASEIRO


- 2,5 litros de água filtrada
- 1 cebola roxa média inteira, cortada ao meio
- 3 cravos (espetei 1 em cada metade da cebola e deixei 1 livre na água)
- 1 colher (chá) de sementes de coentro
- 1 colher (chá) de sementes de cominho
- 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino preta em grão
- 1 colher (chá) de sementes de mostarda
- 2 dentes de alho grande inteiro, esmagado
- talos de 1 maço de salsinha fresca
- alho-poró (usei um pedaço da parte mais verde e um pedaço da parte mais clara, cortados ao meio)
- 2 folhas de louro
- 1/2 tomate sem sementes, cortado em quatro


Parênteses: Digam-me se essas cores não são um presente aos olhos... e ao olfato!! hummmm... esse caldo perfumou a casa toda...






Levei ao fogo em uma panela de fundo grosso (aço-inox), deixando em fogo alto e tampada até levantar fervura. Caldo borbulhando, fogo baixo, panela destampada, por aproximadamente 60 minutinhos... =) Rendeu as duas conchas que usei para hidratar o couscous, mais os dois vidrinhos da foto abaixo, que, depois de frio e coado, agora dormem o sono dos justos no meu congelador!! 




Detalhe: ganhamos esse colorido tampo de fogão da minha prima Rosângela. Lindas cores, né? O kit completo veio  com um par de luvas térmicas (uma normal, daquelas de enfiar o dedão de um lado e os outros dedos do outro, e a outra quadradinha, pra servir de apoio) e um avental. Tudo na mesma estampa... e tudo feito por ela. Muito fofo!! Presente de bodas de papel! =)


Enquanto o caldo fervia... e fervia... fui preparando as outras coisas .... afinal, coisa pra fazer era o que não faltava... hehe.


... coloquei os ovos de codorna pra cozinhar...

... coloquei a lentilha pra cozinhar, em fogo baixo, até ficar aldente (usei água, 1 pauzinho de canela, 1 cravo, 1 folha de louro e 1/2 cebola roxa fatiada... tudo pra dar um gostinho das arábias nela!!)... Mais pra frente eu conto como a temperei!



... e passei a cuidar das belas berinjas...

A BERINJELA RECHEADA À MODA MARROQUINA


A receita original é esta aqui. Busquei segui-la à risca, pra conhecer bem esse jeito de usar o couscous que era um pouco diferente do que eu estava acostumada. Pois é... mas a gente sempre acaba adaptando aqui e ali, né? Fiz as seguintes mudanças (recomendo ler a receita original antes):

- usei 2 berinjelas grandes (ao invés de 4)
- não usei pimentão
- usei lâminas de alho desidratado para refogar 1 cebola picada e 1 cenoura média ralada grossa
- usei somente as raspas do limão siciliano, mas não usei o caldo (não gosto do suco do limão em receitas quentes. Prefiro acrescentá-lo no prato...)
- além do açafrão, usei também 1 tantinho de páprica picante pra temperar o couscus
- usei apenas a salsa fresca no refogado, pois acabei optando por servir a berinjela com um molho de hortelã (vou falar dele também!)
- e, por fim, substituí as sementes por lâminas de amêndoas, que, por sinal, eu nunca tinha provado e gostei muito do resultado!

Quanto ao modo de fazer, segui mesmo à risca a receita do Breno. Tenho aqui uma imagem do refogado de azeite de oliva, cebola e alho desidratado e, também, uma foto do refogado recheio pronto, já com o couscous, a cenoura, a salsa e o fio de azeite extra-virgem que gosto de usar pra finalizar. Vejam que belezinha!!







O couscous marroquino

Pra quem nunca usou o couscous (o grão) marroquino, digo que não tem segredo nenhum, viu, gente. Bico, bico. Pra essa receita, eu usei duas conchas (daquela grande) de couscous seco pra mesma medida de caldo de legumes (caseiro!) fervente. É só colocar o grão seco em um recipiente fundo (por precaução, porque ele hidrata e aumenta de volume), temperar (primeira imagem abaixo), juntar o líquido (no caso, o caldo), mexer misturar bem e deixar descansando por uns 10 minutinhos, tampado com um guardanapo de pano (segunda imagem abaixo) .



Depois é só soltar o grão com um garfo e usar!! Além de ter uma textura muito agradável, ele ainda tem uma aparência muito delicada, dando um toque bem refinado (por não ser tão comum na nossa mesa) a qualquer preparo.

Aproveito a deixa pra recomendar um filme francês lindíssimo chamado "O segredo do grão (Abdel Kechiche, 2007)", cujo trailer pode ser visto aqui


Bem, voltando à berinjela...

Assando a berinjela e preparando-a para recheá-la

... como eu disse, segui à risca o modo de prepará-las: cortei ao meio, fiz os quadriculados na polpa crua, temperei com sal e azeite de oliva (não usei a pimenta-do-reino), levei ao forno em assadeira forrada com papel manteiga e assei-as em fogo alto até ficarem douradas por cima (acho que foram uns 30 minutos. A receita original sugere 15 minutos, mas preferi mantê-las um pouco mais, pra facilitar a retirada da poupa e pra ficar com uma aparência mais corada).

Depois de assada, foi só retirar a polpa delicadamente, usando uma colher de sobremesa. Achei importante deixar as laterais um pouco mais grossas pra dar sustentação ao recheio. Claro que tirei umas fotinhos pra mostrar pra vocês, não só pra dar uma ideia mais precisa do preparo, mas, sobretudo pra aguçá-los com essas imagens tão bonitas, que mesmo sendo captadas por alguém sem a menor prática com fotografias (eu mesma!) e por uma câmera bem simples (uma Kodak caseira), ainda conseguem ser (naturalmente) lindas!! =)

Bye bye!! Daqui a pouco vejo vocês, meninas!! =)

Beautiful!! Saídas do forno, douradinhas e cheirosas. Enquanto assavam, dei uma nova regada de azeite de oliva e troquei as formas de lugar pra assarem mais uniformemente.
Vejam que a poupa das berinjelas já está separada naquele potinho ali atrás, ao lado do limão e da cenoura! =)

Recheando as canoas e gratinando

Como eu queria berinjelas bem gordinhas, acabei usando apenas três canoas (ou três metades). A quarta está lá na geladeira esperando pela sua salvação!! 


Para o recheio, (como eu disse) juntei o couscous hidratado ao refogado de cebola, alho e cenoura e a polpa das quatro metades de berinjela. Acertei o sal, reguei com azeite extra-virgem, acrescentei a salsa picada e voilá!


Agora tá fácil, né, gente? É só dividir o recheio em três partes, ajeitar nas canoas, salpicar com amêndoas e levar ao forno alto pra gratinar até as amêndoas ficarem com as pontinhas douradas e crocantes! 


E o resultado final foi este:


Prontas pra receberem as amêndoas e serem gratinadas!
Prontas para serem devoradas apreciadas!! =)

OS ACOMPANHAMENTOS

Calma que só falta mais um pouquinho! O segredo da cozinha reside na paciência. Pratique-mo-la!!

Molho de coalhada com hortelã

Vapt-vupt: bati no liquidificador 1 potinho de coalhada Vigor, 3/4 do mesmo potinho de azeite extra-virgem,  1 dente de alho grande, 1 colher (café) de sal, 3/4 de uma maço de hortelã não muito grande (somente as folhas). Bati em velocidade baixa até incorporar bem. Se achar que ficou muito líquido, continue batendo em velocidade baixa e acrescente 1 fio de óleo de milho (ou outro). Ficou delicioso!! Eu fiz pensando em comer com a berinjela, mas ele ficou ótimo com a salada de lentilha também! Rende bastante.



Salada de lentilha com alcaparras e cebola roxa

Quando chegou ao ponto aldente (macia, mas firminha), escorri a lentilha em água fria (separei a folha de louro e a canela - mas esqueci de separar o cravo... quem mordeu na hora de comer??? O maridão!! hahaha coitado! Ri muito. Ô maldade!!), usando uma peneira de metal. Enquanto preparava o tempero, deixei a peneira sobre um pano limpo pra retirar o excesso de água. Temperei com 1/2 cebola roxa cortada em pequenos cubinhos (gosto de deixá-los de molho no suco de limão pra retirar a acidez, por uns 10 minutos. Você pode fazer isso antes. Não usei o suco depois. Usei apenas a cebola.), sal, azeite extra-virgem, 1 colher (sopa) de alcaparras inteiras e um bom punhado de salsa fresca picada. Como a cebola já tinha ficado no limão e as alcaparras eram em conserva, nem usei mais nenhum cítrico pra temperar. Só isso foi suficiente. Se for adepta/o, use um pouquinho de glutamato monossódico também. O gostinho da canela ficou bem leve, perfumando e dando um toque bem especial à salada.



E, por fim,

Os ovos que saíram pela culatra

Temperei 1 dúzia de ovos de codorna cozidos e descascados com uma misturinha de 1 colher (sobremesa) de mostarda de Dijon (maravilhoooooosa!!), 1 colher (chá) de mel silvestre (aquele mais escuro... mas pode ser outro), uma pitada de estragão desidratado, azeite de oliva e sal, o rei dos temperos!!




O resultado final-finalíssimo

Tcharam!! =)


Ufa!! Espero que tenha valido a pena ler este loooongo post.... por aqui, certamente valeu a pena por a mão na massa!! Abraços pra vocês e...

...obrigada pela paciência!! =)

4 comentários:

  1. Adoro cuzcuz marroquino! Dia desses, inventei de fazer uma espécie de cuzcuz só que usando quinua cozida. Ficou bom tb, mas acho que cozinhei um pouquinho além... enfim! Mais testes serão necessários, apesar de as minhas cobaias terem aprovado! rs
    Você me deu ótima idéia pra fazer com as berinjelas!
    E o caldo de legumes, ainda não me aventurei a fazê-lo, mas tenho cada vez mais vontade de testar, deve ser ótimo! Um risoto com o caldo de legumes caseiro deve ser bem mais interessante do que com aquele em cubos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuzcuz de quinua?? hummmm... parece interessante!! Acho que vou provar... =) Obrigada pela dica!!

      Falei que a gente iria trocar muitas figurinhas... isso é só o começo :P

      Quanto ao caldo, vale a pena mesmo! Anos-luz de distância dos caldos em cubo, que, diga-se de passagem, tem tudo o mesmo gosto... sem contar o excesso de sódio.

      Tô louca pra fazer um risoto usando esse caldo, menina!! Se eu fizer mesmo, prometo postar por aqui, tá bem? Tô numa fase limão siciliano + queijo e tals... hummmm.... acho que vai dar samba, hein??

      Abraços e até a próxima!!

      Excluir
    2. Pois é, dia desses fiz um risoto tão caprichado só que usei o caldo de legumes em cubo :(
      Nada se compara a um prato totalmente artesanal, depois conta mais sobre esse seu risoto, parece uma idéia maravilhosa! Vai dar samba sim!
      Limão siciliano tem um cheiro maravilhoso...humm
      abraço e até!

      Excluir
    3. Combinado!! Espero voltar em breve com novidades, então!!

      Abraços e um ótimo final de semana!!

      Excluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)