Páginas

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Creme de coco com calda de ameixa, rum e especiarias

Porção tripla!!

Primeiro post do ano!!! Antes tarde do que mais tarde!! :D Não foi de caso pensado, mas olhando agora pra carinha desse creme de coco, bem que ele ficou com um tom festivo, de "Feliz Ano Novo", né?? Branquinho e tal... é... não foi uma escolha consciente, mas vou aproveitar o acaso para transformar essa simples e deliciosa sobremesa em meus mais sinceros votos de um 2012 cheio de novos e bons desafios para vocês todos! Que este ano seja repleto de paz, saúde, amor e felicidade... e, claro, de muitas coisinhas gostosas pra gente saborear e se deleitar... por aqui e por aí!!

Muito simples, quer ver?

Bati no liquidificador (na velocidade baixa para não criar muita espuma, por uns 2 minutos): 1 vidro de leite de coco, 2 vidros de leite integral, 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite e 3 colheres (sopa) de maisena. Transferi a mistura para uma panela de fundo grosso (usei aço-inox), acrescentei 50g de coco ralado em flocos e, em fogo baixo, fui mexendo até obter consistência cremosa. 


MOMENTO DICA: antes de ligar o fogo, sugiro provar a mistura para verificar se a quantidade de açúcar lhe basta. Como eu não gosto de doce muito doce, o leite condensado já me foi suficiente. Pra quem gosta de um doce mais docinho, talvez precise de um bocadinho mais.

Usei uma espátula de silicone e fui fazendo, bem tranquilinha, aquele movimento de um oito grande no fundo da panela para o creme ficar bem uniforme e não grudar. Nessas horas, cantar ajuda bastante!! Minha trilha foi... "há muito tempo que eu saí de casa, há muito tempo que eu caí na estrada, há muito tempo que eu estou na vida, foi assim que eu quis, assim eu sou feli-iz...". Linda canção do mestre Gonzaguinha.

Creme pronto, montei 5 potinhos individuais e um potinho um pouco maior (cerca de três porções). Passei, então, a preparar a calda:


Eu tinha apenas 7 ameixas secas com caroço. Coloquei-as em uma panelinha de fundo grosso (sim! de aço-inox), cobri com água, acrescentei 1 pau de canela, dois cravos, 1 colher (café) de sementes de coentro, tampei e deixei ferver em fogo baixo até a ameixa ficar molinha. Se precisar, vá acrescentando mais um pouco de água fervente. Ameixa no ponto, acrescentei 2 colheres (sopa) de açúcar cristal orgânico e continuei fervendo até formar uma calda grossinha. Lancei uma dose de rum ouro de boa qualidade, deixei apurar um pouquinho, mais um golinho d'água fervente, mais uma fervidinha, esmaguei duas ameixas pra deixar a calda mais simpática e sedutora e... voilá!! 


Calda pronta, perfumando a casa, alegrando o dia e virando história!!

Aí é só gelar e se deliciar...

Uma excelente quinta-feira pra todos vocês!! Prometo aparecer mais por aqui... por mim e por vocês!!

*Abraços e beijos*

Porção individual!!

8 comentários:

  1. Nossa que delicia de receita.
    Escrita por vc fica mais gostoza,
    da maneira que vc dicreve a receita , parece facinha de fazer.
    Você é muito linda e muito especial.
    Você não sabe o quanto vc é importante pra mim, amo vc.

    ResponderExcluir
  2. Oi, mãezinha linda!! Gostoso mesmo é amor de mãe!! Tudo o mais é apenas gostosinho hehe.

    Que bom que vc gostou da receita, porque já tem um potinho prontinho pra eu levar pra sua casa!! :D

    Não só parece, como é realmente facinho de fazer.

    Beijos com amor

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela! Gostei de sua receita, parece fácil e gostosa, vou experimentá-la e depois conto o resultado.
    abraços.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaa!!! Volte, sim, pra nos contar como ficou a sua versão!!

      Obrigada pela visita e pelo recadinho!!

      Abraços

      Excluir
  4. Oii Marcela!

    Adorei seu blog querida! Essa receita de creme de coco me deixou com água na boca!! hehe.. E seu jeito de escrever é muito seu! Parece que estou ouvindo você narrando tudinho! hehe... amei! Vou explorar mais por aqui... hehe..

    Beeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Amélia!!!! Já tive a oportunidade de lhe dizer (ou melhor, escrever hehe) isso, mas quando o assunto é agradecer pela boa impressão das receitas (e, também, da escrita) e o recadinho carinhoso deixado no blog, não economizo no obrigadaaaa!!! Adoooro!!! :D

      Beijocas e volte sempre!!

      Excluir
  5. oi querida, sou sua seguidora e vi que há tempos você não aparece. Adoro receitas vegetarianas e veganas e este é um blog que gosto muito.

    volte logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine!!! Não tem como negar um pedido desses... feito com tanto carinho!! =) Amei!

      Realmente estou passando por uma fase bastante corrida, de muito trabalho (felizmente!!) o que me distanciou um pouco do blog... várias vezes eu já tirei foto de alguma comidinha boa que preparei, mas acabei não escrevendo o post... =(

      Mas fiquei muito motivada pelo seu recadinho!! E prometo que vou fazer uma postagem especial em breve!

      Beijos, querida, e muito obrigada por escrever!!

      Excluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)