Páginas

quarta-feira, outubro 12, 2011

Mini bolo de cenoura com calda de brigadeiro e geleia de damasco

Meu lado criança pediu... e eu atendi!! Afinal, ele merece, já que faz minha vida muito mais feliz e mais leve :) Antes, eu lamentava o fato de os adultos não ganharem mais presente de dia das crianças... hoje, eu mesma me dou presentes e mimos. Sou muito mais feliz assim e adooooro ser generosa comigo mesma. Depois é só correr um pouquinho (não mais no divertido pega-pega, mas na pouco graciosa esteira mesmo!) e tá tuuuudo bem de novo... Porque adulto tem dessas, né, amigos... não dá pra negar :D

E hoje, meu adorável lado criança me pediu nada mais nada menos do que um delicioso bolo de cenoura! Que criança não gosta, hein??

E quando o assunto é bolo de cenoura, não hesito em recorrer à receitinha fantástica da minha sogritcha querida. É vapt-vupt e facílimo de decorar as proporções: para cada cenoura (pequena a média), vai um 1 ovo inteiro (caipira, de preferência), 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar (eu prefiro usar apenas 3/4 da xícara), 1/2 xícara de óleo (eu uso de milho ou de girassol) e 1 colher (chá/cheia) de fermento em pó. Hoje eu fiz uma receita tripla, porque eu já estava preocupada com as pobrezinhas cenouras abandonadas na minha geladeira (por justa causa, of course!).

O modo de preparo é bem simples. É só bater no liquidificador, em velocidade alta, as cenouras (descascadas e picadas grosseiramente), os ovos inteiros (eu gosto de peneirar as gemas pra não deixar cheiro de ovo no bolo) e o óleo. Bata até perceber que não há mais pedacinhos de cenoura. Em seguida, ainda com o liquidificador em velocidade alta, vá acrescentando o açúcar aos poucos e continue batendo até incorporar bem. É interessante como a massa vai ganhando um tom amarelo bem vivo conforme vamos acrescentando o açúcar! Desligue o liquidificador e despeje a mistura em uma vasilha (a da batedeira serve!) para poder incorporar a farinha de trigo peneirada. Pra isso, eu gosto bastante de usar um daqueles batedores de ovos, sabe? Eles permitem aerar a massa, o que é bom para o seu crescimento. Falando em crescimento, o toque final é acrescentar o fermento em pó, incorporando-o delicada e rapidamente à massa e levá-la ao forno pré-aquecido a 230 graus. Eu usei uma assadeira retangular média, untada com óleo e farinha + 15 forminhas para cupcake (sem untar). Rendeu bastante! Ficou bem fofinho e úmido na medida! :)


Para a calda, eu levei ao fogo baixo: 1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó ("do padre"), 1 colher (sobremesa) de Karo e 1 colher (sopa/rasa) de manteiga sem sal. Mexi com um espátula de silicone (devagar, mas sem parar, para não encaroçar) até perceber que o chocolate e a manteiga dissolveram completamente e a mistura engrossou um pouquinho. Pra calda, eu não costumo apurar muito, pois não gosto dela puxenta que nem brigadeiro comum. Desliguei o fogo e acrescentei 1caixinha de creme de leite. Misturei bem e... prontíssimo!!


Eu adorei essa versão individual com uma tentadora calda se derretendo toda pra cima do bolinho, combinada com uma charmosa porçãozinha de geleia de damasco (usei aquela 100% fruta da Queensberry. Não me pagam para isso, mas eu super recomendo!), que, diga-se de passagem, deu um toque azedinho muito especial... hummm...

Espero que aproveitem... como eu estou aproveitando!! :D

Abraços, beijos e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)