Páginas

segunda-feira, outubro 24, 2011

Feijão branco com legumes e provolone defumado

Pra começar a semana com o pé direito, nada como uma comidinha especial, cheia de aroma e de cor. Nunca escondi de ninguém que minha comida predileta é o nosso queridíssimo arroz com feijão. Se der pra incrementar, então, maravilha!! Essa versão é simples, já que não há nada de sofisticado nos ingredientes, mas o sabor e a textura ficaram incríveis!! É de pedir bis... e foi #superinspirado na feijoada vegetariana da Mamys. O provolone e o pimentão vermelho dão oooo tcham!! ;)

Cozinhei o feijão branco separadamente, em água, um fio de óleo, 3 pimentas-do-reino pretas inteiras e 2 folhas de louro. Foram 50 minutos de pressão, em fogo alto. Saiu maciozinho e bem cremoso!


Enquanto o bonitinho cozinhava, fui preparando os legumes. Fervi uns 400 ml de água com 1 dente de alho grande esmagado, 2 grãos inteiros de pimenta-do-reino preta, 1 folha de louro, 4 cabinhos de salsa (sem as folhas), 2 rodelinhas de gengibre, 1 colher (sobremesa) de sal aromatizado com ervas, 1 colher (café) de sementes de cominho e 1 pitada de glutamato monossódico. Fui acrescentando os legumes um por um, nesta ordem: 1 cenoura média cortada em rodelas, 1/4 de um pimentão vermelho grande sem sementes e cortado em cubos, 1 abobrinha italiana média cortada em meia-lua, 2 mandioquinhas médias cortadas em meia-lua e 1/4 de cebola roxa cortada em cubos grandes. O intervalo entre um e outro era ditado pelo tempo que eu levava descascando e picando o próximo da fila. Quando os legumes estavam todos macios (sem desmanchar - evite mexer enquanto cozinha), apaguei o fogo, tampei a panela e reservei.


Feijão cozido, é hora da "montagem". De volta ao fogo baixo, juntei 5 conchonas de feijão (quase sem caldo) aos legumes cozidos (se achar que tem muita água, reserve um pouco. Você poderá usá-la para fazer um risoto, por exemplo) e deixei apurar enquanto fritava, à parte e em fogo baixo, 1/2 cebola roxa grande cortada em cubinhos e 4 dentes de alho (três grandes e um médio) no azeite de oliva tradicional. Incorporei tudo e finalizei com um punhado de salsa fresca picadinha e 1/2 xícara de queijo provolone defumado cortado em cubos médios.

Servi com arroz branco feito com alho, azeite e sal aromatizado com ervas e uma saladinha de escarola temperada com tomilho seco, azeite extra-virgem e finíssimas fatias de 1/4 de cebola roxa marinadas por uns 30 minutos no caldo de um belo limão siciliano... foi de comer suspirando, meus queridos!!

Espero que gostem :D

Qualquer dúvida, pode me escrever aí embaixo nos comentários, ok?

Beijos, até a próxima e uma excelente semana pra vocês!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)