Páginas

domingo, setembro 04, 2011

Salada de beterraba, ovos de codorna e gergelim

Que tal um domingo Pink & Blue?!?! Fiquei simplesmente encantada com a cor dessa saladinha com ares de Penélope Charmosa!! :)  O colorido intenso da beterraba tingiu as macias bolotinhas brancas e ganhou um toque de delicadeza com as sementes de gergelim torradas e a salsinha bem picadinha. Coisa linda!! Você vai até relevar o fato de ela ser um tantinho trabalhosa por conta do preparo dos ovos de codorna hehe.

Comecei preparando a primeira parte do molho: a marinada de cebola no limão!

Parênteses: quem vem acompanhando minhas postagens já deve ter percebido que agarrei nessa técnica by Nigella e não largo mais!! É que aqui em casa tem um alguém, sabe?, que fica com azia, indigestão etc etc (muy sensible esse menino!!) toda vez que come cebola crua. Mas esse mesmo alguém aprovou de imediato a mágica da cebola no limão. Nem fiquei feliz nãooo. Imagina!! haha

Usei 1/4 de cebola roxa (pois já estava em uso) e 1/4 de cebola amarela comum (para completar!) cortadas em cubinhos bem pequenos. Marinei-as no suco de 1 limão taiti até o final do preparo da salada.

Coloquei os ovos de codorna para cozinhar por aproximadamente 10 minutos em água com um pouquinho de vinagre. A princípio, eu fazia isso pra não manchar o fervedor de alumínio, mas tenho a impressão de que facilita o trabalho de retirada das cascas dos ovos... coincidência ou não, adotei a ténica forever! :)

Hora de preparar as beterrabas: descasquei 5 beterrabas pequenas, cortei-as em cubinhos e as cozinhei no vapor até ficarem macias. Acho que levou aproximadamente 10 minutos... mas você pode ir experimentando, até chegar no ponto que você gosta. Eu prefiro que elas fiquem macias, mas ainda firmes. Gosto de cozinhá-las no vapor para manter a cor vibrante e a doçura no paladar. Ao tirá-las do fogo, escorri-as em água corrente para esfriá-las.

Enquanto as beterrabinhas suaaaavam no vapor, numa terra não muito distante dali, descasquei os guebitos de codorna. Começo pelo fundinho do ovo, pois cria-se ali um espaço livre que facilita o trabalho de retirada da casca, que por vezes é um trabalhos bem chatinho, diga-se de passagem. Reservei.

Parte final: preparo do tempero! Escorri as cebolas e descartei o caldinho do limão, pois gosto de temperar essa salada com vinagre (coisa de família hehe). Juntei 1 colher (sobremesa) de orégano seco, 1 colher (chá) de sal aromatizado, 1 pitada de glutamato monossódico, 1 colher (café/rasa) de pimenta calabresa, 1 colher (sopa) de vinagre branco, 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem, um punhado generoso de salsa fresca bem picadinha e, por fim, 1 colher (sopa/cheia) de sementes de gergelim brancas torradas em um frigideira antiaderente sem óleo, salteando-as até ganharem uma coloração dourada clara.

Aí vem a parte fácil: a montagem. Beterrabas, ovos, tempero, misturou um pouquinho com muitcha delicadeza e... voilá!

Belezinha, né? Chegue mais perto:





Beijos e ótimo domingo, que continua com um blue sky de dar gosto a qualquer paulistano carente de uma paisagem menos hostil!! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)