Páginas

quarta-feira, setembro 07, 2011

Folhas de beterraba refogadas no azeite, cebola e alho

Não sei se vocês botaram reparo naquelas lindas folhas verdes rajadas de magenta que eu usei no último post para decorar a salada de beterraba, ovos de codorna e gergelim!! Pois é... esse foi meu primeiro passo para aproveitar dignamente as exuberantes folhas que acompanharam o último maço de beterrabas que eu comprei.

Eu e o maridão ficamos impressionados com as belezuras logo que recebemos a sacola de hortifrutis orgânicos que encomendamos no local de trabalho dele. "Uia!! Que lindas!!", dissemos em coro. O segundo passo foi tratar de separá-las para tentar prepará-las posteriormente... só me arrependo de esse "posteriormente" ter demorado um pouco, o que me fez perder algumas dessas preciosas fontes de ferro e de cor!!

Eu já tinha ouvido falar que é possível aproveitar as folhas da beterraba de várias maneiras, mas, de fato, eu nunca havia tido (ou criado!) a oportunidade de fazê-lo. Inclusive minha amiga gaúcha, Nathalie, voltou de sua temporada de estudos em Santa Bárbara, na Califórnia, um tanto impressionada com o fato de lá ser possível encontrar, com bastante facilidade até, maços de enorrrmes folhas de beterraba sendo vendidas separadamente das raízes. Nenhuma de nós tinha visto isso por aqui. Eu continuo sem ter notícas... Aliás, penso que, pra gente, o comum é descartar essas folhas, não só da beterraba, mas também da cenoura, do brócolis...

Eu já achava uma pena antes.... agora que experimentei - e adorei! - passei a achar um BAITA desperdício mesmo. Só picar salsinha na tábua dos Mandamentos deve ser mais cruel do que isso! :D

Como este era meu primeiríssimo contato com folhas de beterraba, procurei prepará-las da maneira mais simples possível, assim eu conseguiria conhecer bem seu paladar e sua textura. Lavei-as, então, em água corrente, aproveitando para separar as folhas verde-escuuuro dos charmosos talos magenta-quase-pink, que acabei desprezando, mas depois vi em outros blogs que essa parte também pode ser aproveitada. Bem, fica pra próxima! :D Escorri as folhas e as rasguei com a mão em pedaços menores, tentando dar a elas um formato menos previsível do que quando fatiadas com uma faca... Por fim, refoguei-as em 2 colheres de azeite de oliva tradicional, meia cebola amarela comum cortada em cubinhos e 1 dente grande de alho picadinho. 

E boba que sou, fui ficando encantada conforme o roxo das nervuras das folhas iam tingindo os cubinhos transparentes de cebola. Coisa fofa!! Acertei o sal (usei meu queridíssimo sal aromatizado com ervas) e quando elas estavam murchinhas, mas ainda conservavam um verde vivo e brilhante, desliguei o fogo e só. depois de pronta, achei que a textura ficou entre acouve-manteiga e o espinafre quando refogados, mas menos ácido que este último, o que já me parece vantajoso. O paladar traz um fundo do próprio gostinho da beterraba (ah, vá!! Que observação brilhante esta!! hehe), mas bem suave. Em suma: testada e aprovada aqui em casa!! :)

Pra finalizar, um lembrete (pois já comentei sobre isso aqui e aqui): evite consumir a dupla ferro (folhas de beterraba, por exemplo) + cálcio (leite e derivados, por exemplo), pois juntos eles formam um complexo que impede de aproveitarmos bem tanto um quanto o outro. Pra quem, assim como eu, tem tendência a desenvolver anemia, esta dica é muito bem-vinda!! ;)

Ótimo feriadão!!! Beijos*

É impressão minha ou estou numa fase verde e roxo?? :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)