Páginas

quinta-feira, agosto 04, 2011

Sopa cremosa de ervilha seca, batata e kümmel (gostosa e vapt-vupt!)


No post 
Sopa de mandioca e espinafre, eu contei pra vocês que aqui em casa, faça chuva ou faça sol, sopa é sempre uma excelente pedida. Com o friozinho delicioso que voltou a fazer estes dias em São Paulo, então... é quase uma poesia!


Uma sopinha quentinha traz conforto. Traz carinho. É quase um colo de mãe; um abraço apertado e demorado de pai; um chamego gostoso de marido. É amor... com sabor, textura e cor. É amor... com uma divertida fumacinha no nariz. É amor... com calor e energia na medida certa! ;)

Dedico este post a quem, assim como eu, sente um enorme prazer em preparar, oferecer e (ou apenas) saborear uma reconfortante sopinha.

A versão que eu vou compartilhar hoje com vocês é uma das minhas prediletas, não só por ser, de fato, muito gostosa, como também por ser MUITO rápida de preparar.

Comecei colocando 1,5L de água para ferver. 

Enquanto isso, em uma panela de pressão média (4,5L), refoguei, em fogo baixo, 1 cebola média (picadinha) em duas colheres generosas de azeite de oliva tradicional e um fiozinho de óleo de milho. Quando a cebola estava amarelo-palha, acrescentei dois dentes de alho bem picadinhos e refoguei por mais 2 minutos

Juntei 1 tomate italiano grande picado em cubos (com semente e tudo), 1 pacote (500g) de ervilha seca partida (na hora de comprar, prefira as mais verdinhas!), 2 batatas médias descascadas e picadas em cubos e um colher de sobremesa de sal (usei meu sal aromatizado com ervas!).  

Acrescentei a água fervente, incorporei todos os ingredientes e cozinhei, na pressão, por 15 minutos (contados a partir do momento que a panela começou a fazer tchiiiiii). 

Tirei a panela do fogo, liberei o vapor (aprendi a fazer isso com a panela embaixo da água corrente!), tirei a tampa e verifiquei que o grão e a batata já estavam bem macios e o caldo cremoso

Aí foi só finalizar: acertei o sal, acrescentei 1 colher (sopa/cheia) de salsa desidratada (na falta da fresca, essa quebra o galho!), 1 colher de chá de kümmel (que deu um paladar mentolado muuuito interessante às colheradas de sopa que eram surpreendidas pelo paladar intenso dessas pequeniníssimas sementes!) e uma boa regada de azeite extravirgem.

Quem gostou põe o dedo aqui!! :)

Beijos e até a próxima...

7 comentários:

  1. Oi Marcela!!

    Onde vc comprou o kümmel?
    Será que é fácil de encontrar?

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nataly!!

    Comprei em um mercadinho de bairro mesmo e era da marca Temperos & Arte.

    Dê uma olhadinha no site deles: http://temperos.com.br/ondeencontrar.html

    Beijos e obrigada pela visita ;)

    ResponderExcluir
  3. Ah legal! Vou dar uma olhada! ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu assim como vc, amo fazer e amo saborear estas delícias!!!

    Bjs...Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Manu!!

    Um ótimo final de semana pra você também!! :D

    Beijos*

    ResponderExcluir
  6. Olha, Kummel tem pelo site - http://www.estacaodosgraos.com.br/kummel-alcaravia-granel-preco-100g-preco-por-quilo-grama-kilo-kg-valor-r-rs-tempero-especiaria.html

    Mas eu comprei foi na zona cerealista mesmo. Manu, tem outras receitas com essa sementinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu! Obrigada pelo seu comentário e pela dica!

      A Zona Cerealista é realmente uma mão na roda para os adeptos a castanhas, cereais, cookies e produtos naturais de um modo geral. Além de ter uma imensa variedade de todas essas coisas, o preço é pra lá de atrativo. Costumo comprar em uma loja chamada Armazém São Vitto. O preço e o atendimento deles são muito bons (não recebi e nem vou receber nada por esta "propaganda").

      Quanto a outras receitas com kummel, não me lembro de nenhuma agora, mas já usei essa aromática sementinha com um quê de mentolado em pães, biscoitos, patês (com pasta de grão de bico fica bem interessante)e naquela salada árabe de pepino e coalhada fresca. Ou seja, sempre que quiser um paladar diferente em algum preparo, puxado para o mentolado, o kummel é super indicado.

      Até uma próxima!

      Abraços e obrigada pela visita =)

      Excluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)