Páginas

quarta-feira, agosto 10, 2011

Bolo de milho verde e coco queimado (sem farinha de trigo!)

Preparou uma receita com milho verde fresco batido e coado e sobrou o coitado do bagaço?! Por que não transformá-lo em um delicioso bolo de milho, hein?! E pra melhorar ainda mais, por que não acrescentar um bucadinho de coco queimado, que também estava lá dando sopa na geladeira?? Leite condensado??? Claaaaaro! Why not?!

Pois é, meus amigos e minhas amigas... foi assim que eu fiz essa belezurinha que compartilho neste post com vocês. Preparei um creminho de milho verde com ervilha torta* e, quando vi, tinha um tantão de bagaço de milho em mãos e morri de pena de jogá-lo fora. Santa ideia!!


Como minha mãe é perita em fazer bolo de milho, liguei pra ela, na mesma hora, pra pedir um help e voilá!! Muito fácil, muito rápido, muuuuuuito cheiroso e o melhor: saborosíííííssimo!! ;)

Seguinte: eu usei o bagaço de quatro espigas grandes de milho verde fresco batido com água e coado três vezes na peneira (para o bolo, eu usei apenas o bagaço). Acrescentei 2 ovos caipiras inteiros, 1 colher (sopa/cheia) de manteiga em temperatura ambiente (usei a sem sal amolecida por 20 segundos no microondas), 1 pau de canela grande quebrado em pedaços menores, 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa/cheia) de creme de leite, 100g (aproximadamente) de coco queimado em flocos e só!  

Misturei tudo em uma vasilha (com um garfo mesmo) e despejei em uma assadeira de pão de forma pequena untada com manteiga. Levei ao forninho elétrico (nem pré-aqueci) na temperatura "assar" e em 30 minutos (aproximadamente) ele estava douradinho por cima... perfumando a casa toda!  

Dica: pra quem gosta de bolo de milho beeem doce (não é o meu caso!), recomendo acrescentar de uma a duas colheres (sopa) de açúcar.

Foi o maridão quem cuidou do forno enquanto eu tomava banho. :) Divido os créditos com ele também, pois essa casquinha douradinha ficou MARA demais!

Ele fica um bolo bem molhadinho, já que não leva farinha. Quente é gostoso, mas fica quebradiço. Gelado fica mais gostoso ainda e bem firminho.

É fazer, passar um cafezinho e ser feliz!!


*Quanto ao creme... digamos que já aproveitei milho verde e ervilha torta de formas mais interessantes! hehe Depois de salvá-lo com queijo meia-cura e manjericão fresco, ficou gostosinho e tals, mas não a ponto de postá-lo aqui pra vocês. Prometo caprichar mais na próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)