Páginas

sexta-feira, julho 01, 2011

Shimeji com espinafre, tomate e páprica

No post Shimeji: duas variações sobre o mesmo tema”, eu contei pra vocês sobre a minha adorável queda por esses cogumelinhos bonitinhos e gostosinhos, né?

Contei até que fui encorajada pela nutricionista do CECOM-UNICAMP (acho que esse detalhe eu não tinha contado!) a usar e abusar das belezuras como fonte de proteína livre de cálcio, né?

Contei também que A-MEI a recomendação e que, de lá para cá, venho inventando “mil maneiras de preparar (Neston. Invente uma!!”... afffff... essa campanha é do baú (1992)... #santoYouTube... como eu estava dizendo) mil maneiras de preparar o adorável, apetitoso e nutritivo shimeji.
Pois bem... tudo isso pra dizer que tenho mais uma versão abrasileirada de shimeji (é que eu contei no tal post que invisto em versões abrasileiradas e orientalizadas... tô com foco de lâmpada hoje, né? Ah, como eu adoraria ser um laser...então) pra compartilhar com vocês.

A bola da vez é o super master blaster Shimeji com espinafre, tomate e páprica!! Enrolações à parte, ficou beeem bom, viu, gente!! Devo confessar que a parte mais chata é limpar o espinafre... :-/ Mas vale a pena.
Para preparar essa porção que você está vendo na foto (já contei.... ooops! Foco, Marcela!) eu usei:
1 bandeja de shimeji branco debulhado*
½ maço de espinafre cru picadinho (somente as folhas)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva tradicional
1 cebola (média) bem picadinha
2 dentes de alho (grandes) bem picadinhos
1 tomate (médio/maduro/sem sementes) picado em cubinhos
1 colher (chá/rasa) de açúcar refinado (ele ajuda a manter a cor do espinafre e corrige sua acidez)
1 colher (chá) de sal aromatizado (com alho, noz-moscada e mostarda em grão)
1 colher (chá) de páprica doce
Para finalizar:
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
*Dicas importantes: 1. não lave os cogumelos, pois eles absorvem muita água! Apenas limpe-os, muuuito delicadamente, com um pano umedecido em uma solução de água e um pouco de vinagre, de modo que ele não elimine tanto líquido na hora do preparo, evitando que ele fique molenga até esse aguaréu todo secar. 2. Para facilitar a separação dos gominhos (debulhagem), corte a base do buquê com uma faca, na altura onde os cogumelos começam a se separar. Depois fatie a base e junto com o restante. Assim você evita quebrar a extremidade do shimeji (o chapeuzinho, que é muito delicado).
Preparei da seguinte forma:
Em uma panela de aço-inox de 20cm de diâmetro (se tiver uma panela do tipo wok, melhor ainda! Estou sem...), aqueci o azeite em fogo brando e acrescentei a cebola picada. Quando esta adquiriu uma coloração amarelho-palha, acrescentei o alho picadinho e refoguei por mais 2 minutos, até a cebola ficar levemente dourada. Acrescentei o shimeji debulhado e o refoguei por aproximadamente 3 minutos. Acrescentei o tomate e refoguei por mais 1 minuto. Juntei o espinafre cru picadinho e o açúcar e refoguei por mais 2 minutos aproximadamente, que é o tempo necessário para ele cozinhar e não desbotar. Acrescentei o sal e a páprica doce, incorporando bem todos os ingredientes. Desliguei o fogo e finalizei com o azeite extra-virgem.

Ficou realmente delicioso! Formou um caldinho muito bom do tomate com a páprica com o azeite... hummm...

Espero que gostem!! Comentários serão sempre bem vindos!! :D

Abraços e um ótimo final de semana pra vocês!!

(ahhhh... descobri porque eu estava com problema de foco!!! Hoje é sexta-feira, né, gente... fico muito felizinha de sexta-feira... hehe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)