Páginas

segunda-feira, junho 06, 2011

Tutu de feijão preto com banana prata

Sabe aqueles dias em que você precisa fazer uma refeição rápida, sem abrir mão de comer algo gostoso, nutritivo e que também agrade aos olhos? Essa foi minha grande motivação para "criar" essa receitinha simples, prática e saborosa, que compartilho com vocês hoje.

Não levei mais do que 10 minutos para prepará-la. Aproveitei o feijãozinho (sem tempero) que eu cozinhei ontem e mandei ver! :)

******** Voilá! ********

Para uma porção individual, você vai precisar de:


- uma colher (sopa) de azeite de oliva tradicional
- 1 dente de alho grande ralado fino (ou espremido)*
- 1 ovo (caipira, de preferência)
- sal a gosto
- 1,5 concha de feijão (com caldo) preto cozido (temperado ou não)**
- 3 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada (de preferência, em flocos) - para obter um tutu molhadinho
- pimenta rosa, salsinha desidratada (ou fresca) e azeite extra-virgem para finalização do prato

* Se o seu feijão já estiver temperado, você pode usar a mesma quantidade de alho, mas ao invés de espremê-lo/ralá-lo, é preferível picá-lo. Eu optei por ralar, pois, além de ser mais rápido, o alho fica com um paladar mais acentuado. Pareceu-me o ideal para o meu feijão, já que ele estava completamente sem tempero.
** Algumas pessoas gostam de fazer tutu com feijão batido ou amassado. Eu usei o grão inteiro mesmo, bem macio.

Você pode preparar assim:

Em uma frigideira anti-aderente funda (ou em uma panela pequena), frite o alho ralado no azeite (fogo baixo) até ficar levemente dourado. Acrescente o ovo inteiro, uma pitada de sal e mexa com uma colher de pau (ou de silicone resistente ao fogo) até cozinhar o ovo. Acrescente o feijão e deixe cozinhar até começar a levantar fervura. Desligue o fogo, acrescente a farinha de mandioca e acerte o sal . Misture bem até incorporar todos os ingredientes. Dica: se você preferir um tutu mais sequinho, acrescente um pouco mais de farinha de mandioca.

Capriche na montagem:

Arrume o tutu em um prato fundo, deixando uma bordinha livre para acomodar a banana prata cortada em fatias médias, acompanhando o contorno do prato. Finalize polvilhando salsa, pimenta rosa (5 a 6 unidades) e açafrão em pó para dar um colorido ao prato. Se quiser fazer uma gracinha, decore com um buquezinho de manjericão. Regue todo o prato com um pouco de azeite extra-virgem para acrescentar perfume, brilho e um paladar sofisticado à sua comidinha caseira e prática!

Bom apetite!!

PS. Infelizmente não tive tempo de preparar uma saladinha, mas tenho certeza de que seria um excelente acompanhamento para esse prato. Pensei numa salada de repolho bem batidinho, com tomate sem sementes (em pequenos cubos) e cebolinha fresca. Acho que seria uma ótima pedida: rica em vitamina C (importante para beneficiar a absorção do ferro - do feijão, principalmente - pelo organismo) e deliciosa!


Pra tirar dúvidas, dar sugestões ou apenas bater um papo saboroso sobre essa receita, deixe seu Comentário aí embaixo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)