Páginas

segunda-feira, junho 20, 2011

Sopa de mandioca e espinafre


Para esse friozinho bom que anda fazendo em São Paulo nas últimas semanas, nada melhor do que uma sopinha bem gostosa, não é mesmo? Mas na verdade, aqui em casa, faça chuva ou faça sol, sopa é sempre uma boa pedida. 

A gente realmente a-do-ra! Meu marido costuma dizer que “sopa é legal”, porque é uma refeição completa e o melhor: suja uma panela só! Como o nosso combinado é “quando um cozinha, o outro lava a louça”, ele se especializou em desenvolver técnicas para amenizar o montante da pia, dentre elas, cultivar um olhar beeem atento para essas comidinhas que contemplam a fórmula: POUCO trabalho + muito PRAZER!!

Se fica boa sopa com mandioca? Affffff... sou suspeita pra falar, porque eu realmente adoro! Ela fica bem encorpada, com uma textura cremosa, um paladar delicado... hummm... pena que essa eu preparei na semana passada e já não tem nem mais uma colherinha pra contar a história. Só me resta o prazer da recordação neste momento. É isso que dá demorar pra postar...

Saudosismos à parte, vamos à receita, então! Para preparar essa sopa, eu usei:

- 1 e ½ litro de água fervente
- 2 colheres (sopa/cheia) de azeite de oliva tradicional
- 1 cebola (grande) cortada em cubos pequenos
- 2 dentes (grandes) de alho picadinhos
- ½ quilo de mandioca/aipim/macaxeira descascada e cortada em pedaços (de aproximadamente 8cm)
- 2 cenouras (pequenas) cortadas em rodelas (de 3 milímetros aproximadamente)
-  1 tomate (grande/maduro) cortado em cubos (com as sementes)
- 2 mandioquinhas/batatas-baroa (médias)
- 1 colher (sobremesa) de sal aromatizado com ervas
- ¾ do maço de espinafre (somente as folhas)
- Azeite extra-virgem e páprica doce para finalizar

Preparei da seguinte forma:

- Em uma panela de 22cm de diâmetro, aqueci, em fogo brando, o azeite e acrescentei a cebola. Quando esta adquiriu uma coloração amarelo-palha, acrescentei o alho e refoguei por mais dois minutinhos. Juntei ao refogado os pedaços de mandioca, acrescentei a água já fervente e o sal. Quando somente o miolo da mandioca parecia estar duro (branquinho ainda), juntei a cenoura. Deixei as amigas cozinhando juntas por uns 4 minutinhos e depois juntei o tomate e a mandioquinha. Quando os legumes estavam todos bem macios e a mandioca já se tinha partido em pedaços menores (derretendo de tão boa, sabe?!), dando cremosidade à sopa, acrescentei as folhas de espinafre e as deixei cozinhando por 1 minuto (1 minuto mesmo!). Acertei o sal, apaguei o fogo e dei uma boa regada de azeite extra-virgem por toda a superfície da sopa. Acomodei uma concha da iguaria na minha cumbuquinha querida (que vocês vão enjoar de ver por aqui posando de modelo) que veio junto com o Ades Original... hehe... reguei com mais um pouquinho de azeite extra e pensei: ahhh, essa merece ir pro blog!!

Espero que gostem!! (Namorados, namoridos e maridões de plantão: surpreendam suas companheiras preparando esta deliciosa sopinha. Elas merecem!! E eu aposto que vocês vão se divertir muito fazendo isso. Qualquer dúvida, escreva aí embaixo nos Comentários, ok?)

Uma excelente semana a todos/as!!

...e sabem o que o maridão perguntou quando recebeu a cumbuquinha de sopa? "Cadê o croûton"?? Foi só risada!! Mas tá ficando chic demais esse menino... :)

4 comentários:

  1. Ficou ótima e bonita sua sopa Marcela!! Também adoro usar mandioca.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Andréa! Vou dar mais uma exploradinha no seu blog para ver se encontro alguma receita com mandioca por lá, então!

    Obrigada pela visita e pelo comentário!

    Beijos*

    ResponderExcluir

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)