Páginas

sexta-feira, janeiro 28, 2011

So süß! - graciosas balinhas alemãs (com vídeo)

Queridas e queridos,

desejo a vocês um final de semana tão doce quanto essas charmosas balinhas alemãs fabricadas artesanalmente pela Bonbon Macherei.

Reparem na trilha sonora (em francês!) do vídeo?!?! Ahhhh, très belle!!!


Fabrication de bonbons à Berlin from philmotion productions on Vimeo.

Como diz minha amiga gaúcha, "Coisa boa!". Ao assisti-lo, fui doce e automaticamente reportada lá pro início da minha adolescência..

... me lembrei da Leide, nossa vizinha quando eu e minha família morávamos em São José do Rio Preto, em 1993, por aí... Ela fazia as melhores balas de coco que eu já provei na vida.

Um trabalhão lindo: a Leide começava preparando o leite de coco, ralando a poupa do fruto seco e espremendo em um guardanapo de pano, até conseguir a quantidade de leite desejada...

... e terminava puxando aquela massa quentérrima e transparente em um prego estrategicamente posicionado na parece da cozinha. Eu realmente ficava impressionada. Pena que não me lembro muito bem a receita... lembro que além do leite de coco, ela acrescentava açúcar e levava ao fogo. De vez em quando, ela pingava a calda em um copo com água pra ver se já estava em ponto de bala... literalmente!

Eu só ficava ali de botuca... entre um gole e outro daquela aguinha doce que ela extraía do coco.

A mão dela ficava vermelhérrima e a bala, a cada vigorosa puxada que a Leide dava, ia ganhando nuances branco-peroladas, até que ficava branquiiiinha, bem cintilante. QUE-COISA-LINDA que era!!!

Depois ela esticava uma tira - como faz o simpático mocinho alemão do vídeo - cortava os pedacinhos com a tesoura, deixava secar e terminava afogando as bonitinhas no coco fresco ralado que sobrava do preparo do leite e...  bora pra geladeira!! Affffffff.... muito bom!!

Me lembro que eu não gostava de bala de coco até então. Acho que eu só conhecia aquela versão seca que a gente usava embalada no papel crepom pra decorar baleiro de festa de criança... :D

Saudades desses tempos e dessas pessoas queridas...

Beijos, Leide!!

Beijos, leitoras/es!!

Espero que aproveitem bem o final de semana, faça chuva ou faça sol.

Onde descobri o vídeo: http://www.saberebomdemais.com/video-bacana-mostrando-a-fabricacao-de-balas-artesanais/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente mais um ponto neste bordado! Vou adorar! ;)